No passado 29 de julho o Governo de Andorra alterou as regras relativas à circulação de pessoas no âmbito da prevenção e controlo da expansão da Covid-19. Desde então:

  • Os cidadãos, e residentes em Andorra, oriundos dos países de União Europeia, da Islândia, Liechtenstein, Mónaco, Noruega, Reino Unido, São Marino, Suíça e Vaticano podem entrar no país sem motivo de justificação, nem necessidade de fazer quarentena.
  • Os cidadãos, e residentes em Andorra, oriundos de países extracomunitários podem entrar em Andorra, mas são obrigados a um confinamento domiciliário de quinze dias naturais.
  • Também são obrigados a uma quarentena de 15 dias naturais todas as pessoas que entrem em Andorra depois de uma estadia num país que não seja da União Europeia ou da Islândia, Liechtenstein, Mónaco, Noruega, Reino Unido, São Marino, Suíça e vaticano, ou numa zona considerada de maior risco de transmissão pelo Ministério da Saúde.
  • Estão isentos deste regime o pessoal diplomático e consular e os funcionários de organizações internacionais ou humanitárias, no exercício das suas funções, e os seus familiares. Para estes casos as autoridades andorranas podem definir medidas de controlo sanitário especificas.
  • O confinamento obrigatório também pode ser levantado a pessoas que, à entrada no país, apresentem um teste PCR/TMA, ou equivalente, negativo, feito até 48h antes da entrada, e que ao fim de 7 dias posteriores à realização desse teste façam prova de um novo teste PCR/TMA, ou equivalente, também negativo.
  • Continua a ser obrigatório o uso de máscaras faciais em espaços públicos, interiores e exteriores. Também se mantêm as limitações ao número de pessoas que se podem reunir em atividades lúdicas, culturais, desportivas, ou em transportes públicos ou estabelecimentos de restauração e bares, assim como as restrições horárias para estes últimos.

Para informação mais detalhada sobre o desenrolar da situação em Andorra, recomenda-se que consulte o site oficial do Governo de Andorra em:

(https://www.govern.ad)

(https://www.govern.ad/coronavirus)

O Consulado Geral de Portugal em Barcelona e o Consulado Honorário de Portugal em Andorra continuam à disposição dos cidadãos nacionais que viajam o residem em Andorra, através dos seguintes contactos de telefone (00 351 961706472 - Gabinete de Emergência Consular; 00 37 6333861 e 00 37 636346 - Assistência Consular em Andorra) e de correio eletrónico (gec@mne.pt e andorra@mne.pt).

  • Partilhe