- Os cartões de cidadão expirados a partir de 24 de fevereiro continuam válidos até 30 de outubro. Após 30 de outubro, só são considerados válidos se o titular tiver agendado a sua renovação.

- Os cidadãos que necessitem e o possam comprovar, poderão pedir uma declaração ao posto consular da sua área de residência, a atestar que o respetivo documento de identificação (Bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte) permanece válido, para os devidos efeitos legais.

- O Cartão de Cidadão tem de ser renovado quando perde a validade ou se alteram dados pessoais que constem do cartão (exceto a morada). A renovação pode ser feita através da internet ou presencialmente.

- A renovação online do Cartão de Cidadão ( com recurso à Chave móvel ou leitor smartcard) pode ser feita por cidadãos com 25 anos ou mais, desde que cumpram os requisitos necessários (consulte o seguinte link: https://eportugal.gov.pt/servicos/renovar-o-cartao-de-cidadao ) .

- A Chave móvel digital pode ser ativada de diferentes formas. Consulte neste link as opções disponíveis de ativação: https://www.autenticacao.gov.pt/cmd-pedido-chave

- Os utentes portugueses residentes nas ilhas Canárias poderão pedir marcação urgente para renovação de cartão de cidadão na Secção Consular em Madrid, mediante o envio de um email para sconsular.madrid@mne.pt.

- Está prevista uma presença consular nas ilhas Canárias para o período entre 26 e 30 Outubro, que pode consultar aqui: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/permanencias-consulares#seccao-consular-da-embaixada-de-portugal-em-madrid

- Os utentes que agendaram marcações para a presença consular programada em Tenerife e Las Palmas (cancelada devido à crise do Covid19) de Abril, terão prioridade na remarcação. As novas marcações serão limitadas à disponibilidade de agendamentos.

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