A pandemia do Covid-19 alterou todas as nossas rotinas. A celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas não é exceção. Este ano não poderemos acolher na Embaixada e nos postos consulares em Espanha e Andorra a comunidade portuguesa, nem os muitos interlocutores e amigos espanhóis e andorranos e da comunidade diplomática, com quem sempre celebramos este dia. No entanto, não quisemos deixar de comemorar tudo o que que representa o 10 de junho e de encontrar uma forma de o partilhar com quantos nos queiram acompanhar neste dia.

Nos sites oficiais e redes sociais da Embaixada e dos postos consulares em Espanha e Andorra disponibilizamos o acesso ao programa que o Ministério dos Negócios Estrangeiros, em colaboração com a Radio Televisão Portuguesa, transmite para todo o mundo, através da RTP Internacional e da aplicação RTP Play.

Além disso preparámos uma programação simbólica da Embaixada e dos postos consulares em Espanha e Andorra. Poderão ouvir uma mensagem do Embaixador João Mira Gomes, seguido de duas interpretações de fado, uma forma de expressão muito portuguesa que também é património imaterial da humanidade. Depois convidamos a disfrutar de um vídeo com os trabalhos que os alunos da rede de Ensino de Português no Estrangeiro, de Espanha e Andorra, realizaram especialmente para assinalar esta data. Eles são o testemunho do interesse pela nossa língua e representam também o seu futuro. Finalmente, voltamos a mostrar um vídeo que o Turismo de Portugal realizou no inicio desta pandemia, com imagens lindas do nosso país e, sobretudo, com uma mensagem de esperança para o futuro.   

Agradecemos desde já a colaboração de todos quantos contribuíram para estes momentos de partilha e esperamos que disfrutem tanto do que vão ver e ouvir, como nós disfrutámos de o preparar.

Obrigada por nos visitarem e bom dia de Portugal!

1ª Parte -https://youtu.be/9hQc_vi_BYo

  • Discurso do Embaixador de Portugal, João Mira Gomes;
  • Interpretação do Fado "Sou filha das Ervas" de Amália Rodrigues por Maria do Ceo;
  • Interpretação do Fado “Amor a Portugal” por Ana Laíns & Banda Sinfónica da PSP;

2ª parte - https://youtu.be/BJRj-rFS1Z4

  • Vídeo-compilação de trabalhos alusivos ao Dia de Portugal pelos alunos do EPE Espanha/Andorra.

3ª parte -https://youtu.be/bmN_oSU-320

  • Vídeo do Turismo de Portugal
  • Partilhe