unnamed

A Cap Magellan, em colaboração com onze parceiros europeus de oito países diferentes, organiza este verão um Encontro de animadores de juventude lusófonos vindo de diferentes países da Europa, no âmbito do Programa Erasmus +. Terá lugar em Alfeizerão - Região Oeste e em outras cidades da CIM Oeste, em Portugal, de 10 ao 14 de agosto 2020.

Trata-se de uma formação sobre a temática “Incluir a diferença: favorecer a empregabilidade de todos os jovens na Europa”. Tem por objetivo a aprendizagem e desenvolvimento nos jovens de competências essenciais para a procura de emprego, através de seminários e atividades informais. Destina-se a valorizar o bilinguismo e a multiculturalidade que têm em comum muitos dos jovens lusófonos na Europa, mas também a dar respostas aos jovens para quem procurar emprego é mais difícil: os jovens com deficiências, os jovens morando em zonas rurais, os jovens, os imigrantes e os requerentes de asilo.

Paralelamente, os participantes construirão um projeto de solidariedade, para ajudar a inserção profissional dos jovens refugiados em Portugal, em colaboração com uma empresa local, e com estruturas públicas e privadas especializadas no acolhimento dos refugiados no país. Isso permitirá aplicar os frutos da formação, de a prosseguir concretamente e de multiplicar o impacto do encontro a várias escalas: ao nível local, graças ao projeto; nacional, graças ao impacto em cada país onde trabalham os animadores de juventude participantes; e europeu, graças à rede europeia lusófona construída durante o evento.

Por fim, o Encontro europeu será a oportunidade de visitar as diferentes cidades da região Oeste de Portugal, além de viver momentos festivos, num ambiente de diversidade cultural e de trocas internacionais, e no respeito do que forem as obrigações sanitárias do momento.

Os participantes beneficiam de:

- Uma oportunidade de visitar Portugal

- Custos (viagem internacional, alimentação, alojamento) assumidos pelos parceiros

- Uma formação validada por um certificado nominal, para valorizar as competências adquiridas

- Uma experiência na construção de um projeto de solidariedade ligado a importantes desafios contemporâneos

- Um lugar na rede europeia de lusófonos, que perdurará depois do encontro

Falas português e trabalhas com jovens, então não hesites em enviar a tua inscrição! O número de participantes é limitado.

Tendo em conta a situação sanitária actual, todas as precauções serão respeitadas quanto às condições de viagem, de formação e de visita respeitando as regras de prevenção, tal como o distanciamento social, o uso de máscaras e de gel hidroalcoólico.

 

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:

Os participantes terão de corresponder ao seguinte perfil:

1. Ter um nível B2 de Português no mínimo.

2. Ser um animador de juventude, estar em contacto com jovens no âmbito do seu trabalho, ser representante ou membro ativo de uma associação ligada à juventude. Trabalhadores juvenis em contacto com um público desfavorecido (por exemplos pessoas em situação de pedido de asilo) serão privilegiados.

3. Morar em um dos oito países seguintes: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Portugal, Reino Unido[1].

DESPESAS DOS PARTICIPANTES ASSUMIDAS

As despesas de alimentação e alojamento serão assumidas pelos parceiros do projeto. Para os participantes que correspondem aos critérios anteriores, as despesas de viagem de ida e volta entre a cidade do participante e o lugar do evento serão reembolsadas segundo a repartição por país seguinte, definida pelo Programa Erasmus+:

Alemanha: reembolso de viagens até um máximo de 360 euros.

Áustria: reembolso de viagens até um máximo de 360 euros.

Bélgica:  reembolso de viagens até um máximo de 275 euros.

Dinamarca: reembolso de viagens até um máximo de 360 euros.

Espanha: reembolso de até um máximo de 180 euros.

França: reembolso de viagens até um máximo de 275 euros.

Portugal: reembolso de viagens até um máximo de 20 euros.

(Nota: a agência europeia considerou que estes fluxos entrariam no intervalo de 0 a 99km e, portanto, no plafond de 20 euros definidos. Cada caso será analisado individualmente caso a distância de mobilidade seja de facto superior a 99km).

Reino Unido: reembolso de viagens até um máximo de 275 euros.

Cuidado: As despesas de viagem serão reembolsadas depois do evento, sob apresentação de despesas de viagens e mediante efetiva participação no encontro.

 

COMO FAZER A CANDIDATURA:

Para participar no projeto, basta preencher o formulário online. A data de enceramento das candidaturas era até dia 28 de junho mas aceitamos a candidaturas futuras do vosso país.

https://forms.gle/3Sd9eZkpgGDMeLsE7

CONTACTOS:

Para qualquer dúvida, entre em contato com Caroline Gomes: info@capmagellan.org

 

Mais informações em:

https://capmagellan.com/rencontre-jeunes-2020/#1591778484146-861fb503-7dd6

 

PARCEIROS ERASMUS +:

Alemanha:

ASPPA – Associação dos pós graduados Portugueses na Alemanha : www.asppa.de/wordpress/

Áustria:

ADYFE - African Diaspora Youth Forum in Europe: www.adyfe.eu/

Bélgica:

FLD - Forca Luso-Descendente: www.noscafora.be

Dinamarca:

A Portugisisk Forening i Danmark: www.portugisiskforening.dk/

Portugal:

A Intercultura–AFS Portugal: www.intercultura-afs.pt/

Bue Fixe: www.associacaobuefixe.pt/

CNJ – Conselho Nacional da Juventude de Portugal: www.cnj.pt/

Solsef - Sol Sem Fronteiras: www.solsef.org/

Portugal/Espanha:

AECT Duero-Douro - Agrupacion Europea de Cooperacion Territorial Duero Douro: www.duero-douro.com/index.php/es/

Reino Unido:

Native Scientist: www.nativescientist.com/

PARSUK - Portuguese Association of Researchers and Students in the United Kingdom: www.en.parsuk.pt

  • Partilhe