Conversas com os finalistas

Pelo terceiro ano consecutivo, os Prémios Quirino transformam-se na vitrine principal da animação ibero-americana, reunindo os protagonistas do setor numa cerimónia que será realizada no formato digital e retransmitida pelo Facebook Live no sábado, 27 de junho, às 20h de Espanha (19h Portugal).

Vinte e dois trabalhos provenientes de dez países da região concorrerão a estes prémios, criados em 2018 para promover a animação ibero-americana. A animação portuguesa é a mais representada, com 10 nomeações, uma das quais - a obra Nestor - é a mais nomeada (4). Logo atrás de Portugal vem a Espanha com sete finalistas; a Argentina (6), Brasil (4), Colômbia (2), Bolívia (2), Chile (1), México (1), Paraguai (1) e Uruguai (1). As obras finalistas foram selecionadas por um júri internacional entre 219 trabalhos.

As obras portuguesas selecionadas são as seguintes:

  • Crias, produzida por Praça Filmes em co-produção com a França e finalista à Melhor Série de Animação;
  • Tio Tomás, A Contabilidade Dos Dias, de Regina Pessoa, produzida pela Ciclope Filmes em co-produção com o Canadá e a França, finalista à Melhor Curta-metragem, ao Melhor Desenvolvimento Visual  e ao Melhor Desenho de Animação; 
  • Purpleboy, de Alexandre Siqueira, produzida por Bando à Parte em co-produção com a Bélgica e a França, finalista à Melhor Curta-metragem;
  • Nestor, de João Gonzalez, produzida pelo Royal College of Arts, finalista à Melhor Curta-metragem Escolar,  ao Melhor Desenvolvimento Visual, ao Melhor Desenho de Animação e ao Melhor Desenho de Som e Música Original;
  • O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, de Bruno Caertano, produzida por Cola – Colectivo Audiovisual, em co-produção com a França, finalista ao Melhor Desenvolvimento Visual.

Antes da entrega dos prémios todos os inetressados podem assitir a uma conversa com os finalistas para a melhor curta metragem (https://youtu.be/dfSV1NWhJ7A)  e com os finalistas da melhor série (https://youtu.be/wpK0O4N1X8I).

Acerca dos Prémios Quirino

Os Prémios Quirino, que contam com o patrocínio principal da Prefeitura de Tenerife por meio da Tenerife Film Commission, refletem a aposta decidida que há anos vem sendo feita na animação na ilha. A iniciativa também conta com o patrocínio do ICEX España Exportación e Inversiones, PROEXCA, Canary Islands Films, Prefeitura de Santa Cruz de Tenerife e HP, a colaboração do ICAA, CAACI, Programa Ibermedia, Acción Cultural Española, Auditório de Tenerife, Tenerife Espacio de las Artes (TEA), Universidad de la Laguna, RTVE, Cultura Inquieta, Filmin, Retina Latina, Tangram Solutions, WELAW, Embaixada de Portugal e Casa de América, e o apoio de DIBOOS, SAVE, Pixelatl, Ventana Sur Animation!, Weird, La Liga de la Animación Iberoamericana, Koch, Tenerife Moda, Clúster Audiovisual de Canarias, Annecy Festival e European Animation Emile Awards, bem como o das associações: APA - Asociación de Productoras de Animación de Córdoba, Argentina, Animar Cluster - Cluster Argentino de Animación & VFX, ABCA - Associação Brasileira de Cinema de Animação, Animachi Chile, Red de Animadores Bolivianos, GEMA Colombia - Grupo Empresas de Animación, Gremio de Animadores de Ecuador, ACDMX - Asociación de Creativos Digitales de México, Jalisco Creativo, Paraguay Animation, Perú Animación e Casa da Animação de Portugal.

  • Partilhe